Notícias
Pediatras reforçam alerta para riscos do uso excessivo de celular por crianças em idade escolar


A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) traz à tona uma preocupação crescente que tem impactado a saúde e o desenvolvimento das crianças em idade escolar: o uso excessivo de celulares. O médico pediatra da SPRS, José Paulo Ferreira, destaca que embora o celular seja uma ferramenta inegavelmente presente em nosso cotidiano, seu uso indiscriminado traz consigo diversos prejuízos que afetam áreas cognitivas, sociais, emocionais e físicas das crianças.
SPRS

“A questão dos riscos do celular para crianças em idade escolar é um tema recorrente em nosso consultório. O uso excessivo desse dispositivo tem levado a uma série de impactos negativos. Observamos que muitas crianças estão deixando de lado atividades sociais em prol do uso prolongado do celular”, alerta José Paulo Ferreira.

A preocupação com a falta de atividade física também é destacada pelo médico. O uso excessivo do celular tem levado as crianças a permanecerem mais tempo sedentárias, resultando em problemas de saúde e bem-estar. Além disso, o uso do equipamento durante as aulas e no ambiente escolar tem levado a distrações constantes, prejudicando a concentração e o aprendizado dos alunos.

“A dependência gerada pelo celular é algo que precisa ser abordado com seriedade. É fundamental que os pais e educadores atuem como orientadores nesse processo, mostrando às crianças os riscos e consequências do uso excessivo. Assim como qualquer vício, o celular pode se tornar uma armadilha, comprometendo o desenvolvimento saudável das crianças. É nosso papel oferecer alternativas mais enriquecedoras e saudáveis para ocupar o tempo e a mente das crianças”, ressalta José Paulo Ferreira.

A SPRS reforça a importância da conscientização dos pais e educadores sobre o assunto para garantir um futuro mais saudável e equilibrado para as novas gerações.


Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br