Notícias
Icterícia em recém-nascidos: quando é preciso se preocupar?


A icterícia é uma condição que pode surgir como um enigma para muitos pais quando se trata da saúde de seus recém-nascidos. Essa manifestação, caracterizada pelo amarelamento da pele e da parte branca dos olhos, é uma ocorrência relativamente comum em bebês e é frequentemente associada a uma série de perguntas e incertezas. A icterícia ocorre devido ao acúmulo de bilirrubina, um pigmento amarelado, no corpo, e pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo processos naturais de adaptação do fígado do bebê, incompatibilidade sanguínea com a mãe, ou até mesmo condições médicas mais sérias. O assessor da Presidência da SPRS, Renato Procianoy, explica quando é necessário se preocupar.
icterícia SPRS

“A icterícia fisiológica, o qual é o amarelamento leve da pele após o nascimento, é uma ocorrência normal na maioria dos recém-nascidos e geralmente não causa preocupações. No entanto, existem momentos em que os pais devem estar atentos. A icterícia nas primeiras 24 horas de vida do bebê é um sinal de anormalidade e deve ser avaliada imediatamente. Além disso, se o fenômeno for intenso, abrangendo áreas extensas do corpo, ou persistir por um período prolongado, também requer atenção médica”, disse.

A SPRS reforça a importância de procurar um pediatra qualificado para avaliar e orientar o tratamento, se necessário, em casos de icterícia neonatal.

De acordo com dados do Ministério da Saúde do Brasil, a icterícia é uma das condições neonatais mais comuns. Estima-se que 60% dos recém-nascidos a termo desenvolvam icterícia, e 2% atinjam concentrações de bilirrubina total sérica maior que 20 mg/dL.

O tratamento da icterícia em recém-nascidos geralmente depende da sua causa e gravidade. Em muitos casos, especialmente quando a icterícia é leve e causada pela adaptação natural do fígado do bebê, o tratamento pode não ser necessário. No entanto, quando a icterícia é mais intensa, persistente ou causada por outras condições subjacentes, intervenções médicas podem ser necessárias. O tratamento mais comum é a fototerapia, onde o bebê é exposto a luzes especiais que ajudam a quebrar a bilirrubina acumulada na pele. Em casos mais graves, ou quando a fototerapia não é eficaz, transfusões de sangue podem ser recomendadas para reduzir rapidamente os níveis de bilirrubina.

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa
Foto: Freepik
 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br