Notícias
Bons exemplos devem ser valorizados


É com tristeza que a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul vem manifestar sua decepção relativa à decisão da Escola de Medicina da ULBRA em demitir renomados professores por motivos que nos parecem dissociados daquilo que pregamos como valor na profissão médica.

O exemplo tem que vir de quem se propõe a ensinar. Aquele que quer construir necessita de pilares fortes. A demissão de médicos experientes é uma abordagem prejudicial que coloca em risco a qualidade do ensino e o compromisso com princípios da excelência acadêmica.

Os exemplos são mais fortes que justificativas, pois estas algumas vezes podem ser vazias. A formação de futuros médicos é uma tarefa complexa e exige um corpo docente altamente capacitado e experiente. Os médicos demitidos desempenharam papéis fundamentais na educação de gerações de estudantes, transmitindo conhecimentos, experiências clínicas e padrões éticos que são essenciais para uma prática assistencial de qualidade.

As demissões realizadas não apenas enfraquecem o corpo docente da Universidade, mas também comprometem a qualidade da formação oferecida aos seus alunos.

Paulo e Silvana Nader são pediatras de destaque. Possuem reconhecimento acadêmico e associativo. Muito trabalharam pelo crescimento da pediatria em nosso país. De longa data têm ocupado cargos representativos e comissões de trabalho com destaque na área da neonatologia e da residência médica, tanto na SBP, quanto na SPRS. Marcelo Matias não atua em nossa especialidade, mas, quando presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), participou de muitas ações importantes priorizando a defesa da pediatria com ética e assertividade. Diferentes especialidades, iniciativas comuns.

O respeito e o reconhecimento de uma escola médica devem ser construídos com base na qualidade da educação, na excelência da pesquisa e na contribuição positiva para a comunidade. Nunca através da demissão de médicos que dedicaram suas carreiras à instituição. Para quem busca o convencimento da sociedade, que é capaz de ensinar com qualidade, de transmitir valores para os futuros profissionais em formação e ainda crescer na sua oferta de novas vagas à graduação médica, o objetivo parece enfraquecido.

Numa visão pediátrica, cresce com saúde aquele que recebeu atenção em todas as suas etapas de desenvolvimento. Para uma escola crescer com saúde, necessita de bons professores e de uma cultura moldada por exemplos, capazes de contribuir para um desenvolvimento integral de seus alunos.

Os bons exemplos são aqueles que serão lembrados, uma lição tanto num contexto positivo, quanto negativo. Portanto, não temos nenhuma dúvida que um bom exemplo nos foi dado e, que cabe a nós, agora estabelecermos o juízo daquilo que nos servirá de lição para o futuro.


 

SPRS

 

 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br