Notícias
Existe um momento certo para retirada das fraldas?


O desfralde, sem dúvida, é um dos marcos mais significativos no desenvolvimento de um bebê, uma transição que tanto pais quanto pequenos enfrentam com uma mistura de entusiasmo e ansiedade. Para os pais, esse momento pode ser repleto de incertezas e questionamentos: quando é o momento certo para iniciar o desfralde? Como saber se o meu filho está preparado? Que técnicas são mais eficazes? O desfralde noturno deve ocorrer simultaneamente ao diurno? Em meio a essas questões, os pais se deparam com o desafio de entender o ritmo individual de seus filhos e lidar com as inevitáveis tentativas e erros.

O médico pediatra e associado da SPRS, Dr. José Paulo Ferreira, lembra que não há uma idade exata para iniciar o desfralde, mas sim sinais a serem observados nas crianças.

“A criança já tem que estar sabendo se comunicar, tem que estar sabendo andar, perceber que a fralda está com xixi, está com cocô, ela tem que começar a ter alguns sinais. Isso se dá por volta de dois anos, mas a idade em si não é o marcador mais importante”, destaca.

A paciência é fundamental nesse processo e o recomendado é não iniciar o desfralde antes dos dois anos.

“Por vezes, a criança não está pronta, o que pode resultar em problemas de retenção e constipação no futuro”, adverte Dr. José Paulo Ferreira.

A SPRS reforça que cada criança é única, e o desfralde deve ser encarado como um processo natural, adaptado ao ritmo e ao desenvolvimento de cada criança. A ansiedade dos pais pode ser exacerbada pelas preocupações com o treinamento noturno. Muitas vezes, o desfralde diurno ocorre antes do noturno, e isso é perfeitamente normal. É importante entender que, assim como o desfralde diurno, o noturno ocorrerá quando a criança estiver pronta e seu corpo estiver preparado para isso.

Além disso, é essencial abordar o desfralde com paciência, apoio e positividade. Tanto os sucessos quanto os contratempos fazem parte do processo, e é importante não criar pressão ou punição em torno do desfralde, pois isso pode gerar ansiedade na criança. Em vez disso, celebre os sucessos, recompense o esforço e ofereça encorajamento constante.
 

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa
 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br