Notícias
CIT/RS lança aplicativo para agilizar atendimento de acidentes com animais peçonhentos

aplicativo cit/rs acidentes animais peçonhentos SPRS
Nos últimos 10 anos (2006 a 2015) foram registrados mais de 60.000 acidentes com animais peçonhentos (serpentes, aranhas, escorpiões, lagartas) no território gaúcho. Em 2015 verificou-se um crescimento de 23% em relação a 2014, chegando a 8.280 casos em um único ano.

Para auxiliar na identificação desses animais e na rápida localização de soros antivenenos disponíveis, o Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT/RS) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e o Programa de Telessaúde/RS do Ministério da Saúde estão disponibilizando gratuitamente um aplicativo para dispositivos móveis (smartphones e tablets).

O aplicativo Animais Peçonhentos Rio Grande do Sul (disponível para sistemas IOS e ANDROID) possui quatro áreas de informação e serviços possibilitando ao usuário:

- Identificar os principais animais peçonhentos no Estado, disponibilizando Informações sobre ocorrência, características, hábitos, principais sintomas de um acidente, alertas, grau de risco e fotos para auxiliar na identificação;

- Obter informações sobre soros antivenenos, principais medidas de prevenção e primeiros socorros frente a um acidente;

- Localizar o ponto de estoque de soros antiveneno e unidades de referência de atendimento mais próximo. Através da localização georreferenciada do dispositivo móvel que está sendo utilizado indica o ponto de soro mais próximo da vítima permitindo uma diminuição no tempo de atendimento e consequentemente na gravidade desses acidentes;

- Ter acesso rápido e gratuito ao plantão de atendimento do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (24 horas/dia – 7 dias por semana). Possui um botão de ligação imediata com o plantão de urgência que está disponível para auxiliar no atendimento desses acidentes.

O aplicativo está disponível para download gratuito via Google Play e App Store.

 

Fonte: CIT/RS.

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br