Notícias
COVID-19 e a triagem neonatal


O cenário atual da pandemia da COVID-19 está criando dificuldades para toda a cadeia de atendimento da saúde. A triagem neonatal, conhecida como Teste do Pezinho, que identifica diversas doenças congênitas em recém-nascidos, também enfrenta desafios.

Em razão da pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Saúde lançou Nota Técnica em 23 de março de 2020 orientando a coleta do Teste do Pezinho com 48 horas de vida. Porém, a pandemia tem gerado aumento de altas precoces das maternidades, passando os testes a serem realizados em alguns casos até com 24 horas. Segundo o Serviço de Referência em Triagem Neonatal do estado - SRTN-RS, já no primeiro mês pós COVID-19 foram registrados um índice de coletas de 0,7% nas primeiras 24h, e de 10% nas primeiras 48h. Como a média mensal de testes realizados no RS é de 60 mil, o número de coletas de amostras em tempo não ideal é considerável.

Como medidas de ajuste, o SRTN-RS salienta que alterou os pontos de corte e fluxos de algumas dosagens e orienta para a repetição do Teste do Pezinho para as amostras com 24h, e afirma que devido ao volume de testes mensais não é possível realizar o mesmo de rotina para amostras entre 24 e 48h, exceto para os resultados alterados, que seguem o fluxo de busca ativa.

Devido a estas circunstâncias, a equipe técnica do STN-RS recomenda uma atenção especial dos pediatras para com esses bebês cujas coletas foram precoces e não foram repetidas, em especial para controle de diagnósticos falsos negativos. Os principais sintomas de alerta são baixo ganho ponderal, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e/ou outros quadros neurológicos.

O SRTN-RS informa que coloca seu corpo técnico à disposição dos Pediatras, Profissionais da Saúde e Gestores para esclarecimento de dúvidas sobre o Teste do Pezinho e para interagir sobre casos que possam ser suspeitos para auxiliar no fechamento de diagnósticos e condutas. Os dados para contato são:

Equipe Técnica SRTN-RS & Política Estadual de Triagem Neonatal/SES/RS
Fones: 3289-3368 amb SRTN / 3289-3046/3047 Laboratório
Email: srtn@hmipv.prefpoa.com.br

 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br