Notícias
Campanha protege crianças e adolescentes da violência sexual durante a pandemia de COVID-19

 

Card em formato quadrado com fundo branco dividido em quatro partes, com letras na cor preta, sendo a primeira parte o titulo “ Crianças e adolescentes em situação de violência durante o isolamento pelo coronavirus “ dentro de um retângulo, delimitado por bordas na cor cinza. A segunda parte orientação sobre o acesso aos canais de ajuda, disque 100, vítima ou testemunha de violência física ou sexual, disque 180, violência psicológica, física e sexual contra mulheres é meninas, Polícia 190, quando a violência estiver ocorrendo é disque denúncia Deca/RS 08006426400 para qualquer tipo de violência. Abaixo dentro de um retângulo com bordas na cor vermelho e fundo branco, a esquerda escrito “Mandou um nude, tem alguém pedindo ou te ameaçando? Manu pode ajudar. E entre parênteses escrito: facebook .com/falecomamanu. A esquerda imagem focando o rosto de uma adolescente olhando o celular e ao lado a imagem do celular que mostra a página do Facebook “ fale com Manu”. A quarta parte do card, delimitada por bordas na cor amarela, no lado esquerdo temos com destaque na cor Rosa Conselho Tutelar e Safernet. O Conselho Tutelar, para qualquer tipo de violência, https//sjcdh.rs.gov.br/conselhos -tutelares-e-conselhos-municipais-de-direitos-da-crianca-e-do-adolescente. O Safernet, para violência e ameaça na internet, canaldeajuda.org.br. a direita do card o logo do governo, novas façanhas.

 

Fonte: Ascom SES/RS.
http:www.saude.rs.gov.br
 

No cenário de combate à pandemia de Covid-19, as medidas de distanciamento social evidenciam diversos impactos que podem deixar as crianças e adolescentes mais suscetíveis a situações de violência no âmbito familiar. No Dia Mundial de Combate à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, a Secretaria da Saúde (SES) se alinha aos comitês nacional e estadual de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, formados por representantes do Poder Público e da sociedade civil, divulgando a campanha com o slogan “Faça bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”.

O objetivo da campanha é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Ela também visa a garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.

A campanha reforça os 20 anos de criação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e 30 anos da implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal 8.069/90).

A SES alerta que no Rio Grande do Sul, segundo dados epidemiológicos do Núcleo de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), em 2019 foram notificados 2.469 casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes pelos serviços da rede de saúde. Os números demonstram que 83% das crianças e adolescentes em situação de violência são do sexo feminino e a maior taxa de notificação compreende a faixa etária de 10 e 14 anos de idade. Em 92% dos casos, os suspeitos são familiares e conhecidos, e 77% das situações ocorreram no local de residência.

No Brasil, esta questão também foi pontuada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que emitiu 18 recomendações gerais para intensificar a Proteção Integral a Crianças e Adolescentes durante a pandemia.

Além das notificações e os respectivos encaminhamentos da rede de proteção dos municípios em relação à efetivação dos direitos das crianças e adolescentes em situação de violência sexual, é de extrema relevância que a sociedade não silencie e denuncie os casos suspeitos nos canais específicos de atendimento.

 

CANAIS DE DENÚNCIA

• Polícia Militar: 190
• Polícia Civil: 197
• Disque Direitos Humanos: 100
• Disque denúncia Deca/RS: 0800-642-6400
• Plantões dos Conselhos Tutelares de cada região do Estado

 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br