Notícias
Aleitamento Materno - posicionamento da SBP e SPRS


A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou na terça-feira, 14/07/2020, uma nota de esclarecimento em que contesta publicamente as informações inverídicas que circulam em grupos de discussão e páginas de redes sociais sobre a falta de isenção por parte da instituição no que se refere à proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno.

A nota reforça que a SBP e os pediatras, ao longo de sua história centenária, têm se dedicado à produção de conhecimento científico à capacitação de profissionais e à formulação de políticas públicas com foco no fortalecimento da assistência pediátrica de forma ética e integral.

“Supostos conflitos de interesse são ilações que carecem de fundamento e que buscam arranhar a ilibada reputação de uma das mais respeitadas instituições de defesa da saúde infanto-juvenil e de suas lideranças”, diz trecho da nota. A entidade ressalta ainda que a atual gestão tem defendido o aleitamento materno como prática individual e política pública.

Por fim, a nota reitera que o apoio de empresas às atividades da SBP, quando ocorre, tem sido feito mediante contratos nos quais constam garantia de prévia validação de conteúdos e de total autonomia da entidade e de seus especialistas associados. Essas ações de caráter institucional estão vinculadas estritamente à manutenção de projetos de educação continuada, relevantes para o aperfeiçoamento de pediatras, ancorados nas mais recentes evidências científicas.

“A SBP reafirma seus compromissos com a ética e a ciência, reitera seu apoio integral ao aleitamento materno e se mantém fiel aos seus princípios que tem como fim a defesa do bem-estar, da saúde e da vida das crianças e adolescentes brasileiros”, finaliza a nota.

Acesse a nota da SBP na íntegra clicando aqui.

[Assessoria de Comunicação SBP]

 

Veja abaixo o posicionamento da Diretoria da SPRS.

 


Prezado Pediatra,

A Sociedade Brasileira de Pediatria, nos seus 110 anos de existência, tem se caracterizado por promover saúde e defender os interesses globais relativos à saúde de nossas crianças. A marca SBP, por todas suas ações e história, sempre demonstrou profundo engajamento e interesse em todas questões que estejam relacionadas à proteção do ato de amamentar.

Dentro da nossa visão, uma sociedade científica com interfaces no campo do ensino, do desenvolvimento científico, da política e, até mesmo com a indústria, conflito de interesse vem a traduzir uma condição na qual o julgamento profissional, a respeito de um interesse primário, tende a ser influenciado indevidamente por um interesse secundário. Em outras palavras, situações atreladas a potencial conflito de interesse podem existir, numa relação entre a sociedade e o privado, mas não significa que se tornarão de fato um conflito ou trarão prejuízos para a coletividade.

Nossas relações com toda indústria estão pautadas por transparência e ética. O Programa “Jovens Pediatras” é um curso remoto, atrelado a uma iniciativa global, presente em outros países da América, com o objetivo de ampliar o conhecimento em temas de nutrição. Foi estruturado de maneira isenta, tendo seu conteúdo aprovado pelas nossas instâncias científicas e contando com a participação de vários profissionais ligados aos nossos Departamentos Científicos. Todas as aulas são elaboradas de maneira autônoma, sem interferência da Sociedade ou da Indústria. Num período de pandemia, onde todo esforço de se transmitir um conhecimento qualificado de maneira universal esbarra em aspectos de infraestrutura e/ou recursos econômicos, uma iniciativa de tal proporção merece apoio, e está alinhada aos princípios que norteiam a Sociedade.

Respeitamos qualquer opinião externa, que certamente desconhece a maneira como estas iniciativas são concebidas, contrárias às ações de nossa SBP. Aproveitamos a oportunidade para, mais uma vez, reforçar ações recentes de nossa Sociedade que caracterizam bem nosso engajamento com a causa do aleitamento, expressos em carta aberta para todos os pediatras de nosso país. Fatos presentes devem bem caracterizar nossas intenções, que não serão maculadas por observações vazias de conteúdo, sem uma análise de cenários e objetivos.

Acreditamos que este mais de um século de existência, venha a nos dar autonomia para definir os rumos que assumimos e que venhamos a assumir, sempre voltados para a proteção da saúde de nossas crianças de maneira global.

O pediatra é o profissional médico que busca formação e qualificação para promover saúde, prevenir e tratar doenças. Todas suas ações sempre serão pautadas nestes princípios, com autonomia de suas ações, com análise dos cenários presentes de suas necessidades, sempre com respeito às críticas e observações. O melhor conhecimento vem da pluralidade.
 

Dr. Sérgio Luís Amantéa
Presidente da SPRS

 

Dra. Cristina Targa Ferreira
Vice-Presidente da SPRS

 

 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br