Notícias
Prof. Genes Paulo Bersch: exemplo de compromisso com a Pediatria gaúcha

Prof. Genes Paulo Bersch SPRS

 

É com profundo pesar que a SPRS comunica o falecimento do Prof. Genes Paulo Bersch, ex-presidente nos anos de 1974 a 1977, ocorrido no último domingo, 9 de agosto/2020.

O prof. Bersch foi responsável pela consolidação da SPRS com sede fixa, organizando a estrutura administrativa da entidade. Investiu na Residência em Pediatria e levou a atualização científica para todos os associados com eventos em hospitais do interior.

Em sua gestão realizou a “I Jornada de Atualização Pediátrica”, com palestrantes convidados do México, EUA, Argentina, Chile e Uruguai.

O Prof. Bersch participou ativamente da formação de uma geração de pediatras gaúchos, e viverá na lembrança de muitos profissionais que tiveram a oportunidade de privar de seu convívio e sabedoria.

O atual presidente da SPRS, Sérgio Amantéa, prestou sua homenagem ao Professor Genes Bersch, com a seguinte mensagem:


Em época de pandemia e muitas tristezas torna-se redundante falar sobre perdas. “Temam menos a morte e mais a vida insuficiente”. Na madrugada deste último dia dos pais o professor e pediatra Genes Paulo Bersch nos deixou. Para aqueles que tiveram o prazer de conviver com professor Bersch sabem que essa insuficiência não foi atributo da sua passagem.

Numa época em que a Pediatria dava os seus primeiros passos dentro de nosso estado como especialidade médica, Bersch era um dos jovens pediatras que muito contribuiu para alicerçar o seu desenvolvimento. Centralizou suas atividades profissionais no Hospital da Criança Santo Antônio e foi responsável pela formação de muitos colegas pediatras, ainda atuantes na profissão.

Tenho na memória a figura atenta e disciplinada que circulava pelos corredores do 1º A do velho Santo Antônio. Comportamento conciliador, educado, sempre disposto a ensinar a arte de praticar uma boa Medicina com naturalidade. Dificilmente levantava a voz, mas se fazia reconhecer pela liderança que exercia entre seus pares. Foi chefe do Departamento de Pediatria, da hoje chamada Universidade Federal de Ciências da Saúde, em várias oportunidades. Organizado, incansável na prática assistencial e na docência da pediatria.

Seus atributos o conduziram de maneira natural à presidência da Sociedade de Pediatria de nosso estado no período de 1974 a 1977 (em duas gestões). Sua atuação coincide com os primeiros anos de implantação de um novo modelo assistencial dentro do país. Bersch soube promover a entidade, estruturou eventos com parcerias nacionais e internacionais. Junto com Enio Pilla e Enio Rotta, presidentes com gestões próximas a sua na SPRS, trabalharam com sucesso para afirmar o reconhecimento da pediatria gaúcha como força representativa e atuante no cenário nacional.

Foi meu professor de faculdade, colega de departamento, chefe, amigo e, acima de tudo, exemplo.

Não sabemos se temia a morte, mas temos a plena certeza de que viveu com muita suficiência.


Sérgio Luis Amantéa
Presidente da SPRS

 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br