Notícias
SPRS reforça pedido de adesão à campanha de multivacinação


A campanha de multivacinação que ocorre em todo o estado do Rio Grande do Sul é importante para recuperar altos índices de cobertura vacinal que havia em anos anteriores no Brasil. Ao todo, o calendário de vacinação prevê 14 tipos de vacinas até os sete anos de idade e outras oito até os 15 anos, fora as que ocorrem em campanhas específicas, como a da gripe e da COVID-19. Mais de dois milhões de pessoas no estado fazem parte desse grupo de menores de 15 anos.

"Essa medida é fundamental para que possamos retomar índices elevados de imunização contra antigas doenças que já não circulam mais em nosso meio. Só para lembrar, temos a poliomelite que está erradicada nas Américas, desde a década de 80 e agora ocorre o risco de reintrodução. O mesmo acontece com outras doenças, como caxumba, sarampo, meningites e pneunomias. São situações passíveis de prevenção com vacinas, e por isso é tão importante que os pais estejam atentos e façam a manutenção do calendário das crianças", afirmou o médico pediatra e diretor da SPRS, Benjamin Roitman.

A campanha de multivacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos no Rio Grande do Sul teve início no dia 1° de outubro. O sarampo, pólio, pneumonia e meningite são algumas das doenças que podem ser graves, inclusive com risco de morte, e que precisam de taxas de coberturas altas para terem o risco diminuído. Além disso, há a rubéola que é grave também para gestante (por causa de possível malformação do bebê).

A orientação aos pais ou responsáveis é que levem as crianças ou adolescentes até a Unidade Básica de Saúde mais próxima, de preferência com a caderneta ou carteirinha de vacinação. No local, um profissional de saúde avaliará se há a necessidade de fazer ou colocar em dia alguma dose. No estado são mais de 1,8 mil salas de vacina existentes.

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa
Colaboração: Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual da Saúde - RS

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br