Notícias
Evento debate desafios para o pediatra em imunização, clínica e complicações da COVID-19


A décima edição do Alergoped Gaúcho traz em sua programação aulas sobre quadros alérgicos e imunológicos presentes no atendimento pediátrico, com novas definições e tratamentos que vieram para revolucionar o manejo das doenças imunoalérgicas. Segundo o presidente do X Alergoped Gaúcho, Hélio Miguel Lopes Simão, o objetivo é debater como está o perfil imunológico das crianças alérgicas frente à pandemia e a repercussão do isolamento e blindagem dos pequenos nestes últimos anos.

“É importante orientar o que é possível fazer para minimizar as mudanças bruscas na rotina das crianças. Revisaremos as condições que chamam atenção para erros inatos da imunidade, buscando sinalizações que podem levar a um diagnóstico preciso e melhorar o dia a dia destes pacientes. Também vamos falar da abordagem de novas doenças autoinflamatorias e noções de apresentação clínica e início de triagem pelo pediatra”, explicou.

Nas aulas as questões serão tratadas sob uma perspectiva multidisciplinar, trazendo olhares de especialistas para orientação de alergia alimentar e transtornos gastrointestinais funcionais, atualizando a abordagem de situações de emergência em alergia, como o manejo da anafilaxia em pediatra.

“Será uma continuidade de um aprendizado que iniciou há uma década e que a cada ano vem se aperfeiçoando e trazendo meios de qualificar o atendimento destas doenças prevalentes para o pediatra geral. Estamos muito realizados com este marco, com esta receptividade fiel dos colegas que todo ano participam ativamente do evento, tornando-o uma tradição do calendário científico da nossa especialidade”, completou Hélio Miguel Lopes Simão.

O evento conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria. As inscrições podem ser feitas através do link https://www.sprs.com.br/alergoped.

X ALERGOPED Gaúcho SPRS  

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br