Notícias
Como encorajar e fazer as crianças não terem medo da vacina


Chegou a vez dos pequenos serem vacinados contra a COVID. Mesmo sabendo da importância, muitas crianças ficam com receio da famosa picada da agulha. A orientação aos pais é que transmitam segurança e confiança aos filhos.

“É importante conversar com as crianças. Explicar que essa doença que está aí nos tirou entre outras coisas a possibilidade de ficar com os amiguinhos e com a família. Dizer a eles que agora temos uma vacina que vai combater essa doença e daqui a pouco todo mundo vai poder voltar a passear e ter uma vida mais tranquila”, explica o médico pediatra e ex-presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), José Paulo Ferreira.

A dorzinha no braço faz parte e não adianta mentir para criança dizer que não vai sentir dor nenhuma. Ao invés disso, é mais recomendado mostrar o quanto a vacina é importante para proteger a saúde dele e de todos que convivem junto.

“É melhor afirmar que vai sentir uma dorzinha, mas que vai proteger a criança e dar mais liberdade para ela e para a família. É importante mostrar as vantagens que todos terão no momento em que todos estiverem vacinados. Também cabe lembrar que a sensação da picada não é diferente das outras vacinas porque eles vendo e ouvindo falar tanto na COVID podem criar uma impressão de que a dor vai ser maior. Então é importante dizer que não é nada diferente do que eles já passaram em outras oportunidades de vacinação”, acrescenta.
 

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br