Notícias
Vacinação contra a COVID-19 nas crianças não deve ser realizada simultaneamente com outras vacinas previstas no calendário


Uma das estratégias nacionais para incentivar que as famílias vacinem as crianças de forma efetiva, sempre foi evitar várias idas aos postos e clínicas de saúde. Assim orientou-se sempre as famílias a fazerem diferentes imunizações ao mesmo tempo. No entanto, para a vacinação contra a COVID-19 essa prática não é possível. O reforço nessa orientação é da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS).

O intervalo entre a imunização contra COVID-19 e outras vacinas para as crianças de cinco a 11 anos é necessário, neste momento, por motivos de farmacovigilância, isto é, para que seja mais fácil identificar algum evento adverso que porventura aconteça e não haja confusão sobre qual imunizante causou a reação.

“O indicado é não realizar vacina contra COVID-19 com nenhuma outra vacina do calendário vacinal na faixa etária de 5 anos a 11 anos 11 meses e 29 dias. É necessário aguardar o intervalo mínimo de 15 dias entre vacinas (antes ou após a vacina COVID-19). Caso a criança esteja com atraso vacinal de rotina, priorizar a vacina contra a COVID-19 e agendar retorno para após esse período”, explica o membro do comitê de infectologia da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Juarez Cunha.

Por fim, é importante seguir a programação das segundas doses ou de reforço, se houver, além de manter o uso de máscara, higienização das mãos e evitar aglomerações.


Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br