Notícias
Carta aos pais


Gostaríamos de te fazer algumas perguntas!

Você sabe que a COVID-19 pode acometer crianças e adolescentes, inclusive com formas graves?

Você sabe que as vacinas COVID-19 licenciadas no Brasil para uso em crianças a partir dos 5 anos e em adolescentes são eficazes e seguras?

Você sabe que vacinando as crianças e adolescentes, estaremos protegendo não só eles, mas aqueles que convivem e que são mais vulneráveis, como por exemplo os avós?

Você sabe que nossas coberturas vacinais especialmente em crianças estão muito baixas?

Se respondeu que SIM, o que está esperando?  Bora vacinar!!!


Se respondeu que NÃO, vamos te explicar um pouco mais.

COVID-19 na criança e no adolescente

No Brasil, segundo dados do MS só em 2022, tivemos 112.432 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por COVID-19, ou seja, hospitalizaram com dificuldade respiratória!!

Destes, 2.840 foram na faixa etária de 6 a 19 anos e 182 morreram. No Rio Grande do Sul, no grupo de 5 a 19 anos de idade, ocorreram 373 casos de SRAG, sendo 57% destes (216 casos) não vacinados, com 14 óbitos.

É pouco?
De abril de 2020 até agora, 1.658 crianças e adolescentes foram diagnosticados com síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica associada à COVID-19 (SIM-P), um quadro clínico raro associado a uma resposta inflamatória tardia e exacerbada, que ocorre após infecção pelo vírus causador da COVID-19. Em torno de 60% dos casos tinham alterações cardíacas, como miocardite (inflamação no músculo do coração).  Sim, miocardite!  A doença COVID-19 pode causar miocardite!  Destes 1.658 casos, 105 morreram. No nosso Estado também ocorreram casos de SIM-P, foram 132, e 2 evoluíram para óbito. Nos daqui, cerca de 40% tiveram complicações miocárdicas.

COVID longa, já ouviu falar?
São quadros prolongados (semanas e meses) de sintomas relacionados à doença COVID-19. Um estudo brasileiro mostrou que quase metade das crianças que necessitaram internar por COVID-19, desenvolveram a forma longa da doença.

Parte desses casos poderiam ter sido evitados e, a doença continua... a pandemia não acabou!!!!
Você sabe como a COVID-19 vai evoluir daqui para frente? Nós não!  Então, esse é mais um motivo para se vacinar e vacinar seus filhos e filhas.

As vacinas COVID-19 licenciadas para crianças e adolescentes, tanto Coronavac como Pfizer, são extremamente eficazes em evitar a doença na sua forma mais grave: SRAG, SIM-P, COVID longa e morte.

Essas duas vacinas, são extremamente seguras. A grande maioria dos eventos adversos, quando acontecem, são leves e moderados. Eventos graves são raríssimos. Um bom exemplo: a miocardite. A doença causa muito mais miocardite em crianças e adolescentes do que os raríssimos casos relacionados com a vacina, que por sinal, todos se recuperaram bem.

Até 21/04 só temos 57,8% das crianças gaúchas de 5 a 11 anos vacinadas com a primeira dose!

Precisamos reverter esse quadro, não só para a proteção de quem é vacinado, mas de todos ao seu redor.

Já nos adolescentes, o percentual de vacinados é bem mais alto, 90,2% primeira dose e 71,3% com a segunda, mas mesmo nesses também podemos e precisamos melhorar.

Ficou com alguma dúvida sobre a doença e as vacinas para crianças e adolescentes?

Converse com o seu PEDIATRA, informe-se nos Postos de Saúde ou pelo fone 150 da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul.

As vacinas COVID-19 salvam vidas, e essas vidas podem ser de pessoas próximas a ti!

Vacine-se, e também os seus!

 

Nota conjunta da
Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul – SPRS,
Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul – SES/RS, e
Sociedade Brasileira de Imunizações – SBIm.

 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br