Notícias
SPRS orienta pais para vacinarem as crianças de 3 a 5 anos contra a COVID


O Ministério da Saúde confirmou a aplicação da CoronaVac em crianças deste público-alvo. A aplicação será incluída no calendário de vacinações do Plano Nacional de Imunizações (PNI). A orientação da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul é para que os pais busquem a vacina como forma de proteção dos seus filhos assim que ela estiver disponível nos postos de saúde.

“A liberação pela ANVISA é uma boa notícia porque há um número bastante elevado de infecções respiratórias, e que têm levado à superlotação de nossas emergências pediátricas. É claro que existem outros vírus que também são responsáveis por isso, mas cabe salientar que dois são considerados imunopreviníveis (que pode ser evitados ao aplicar a vacina): um deles é o Influenza, causador da gripe, que infelizmente não atingimos a cobertura vacinal desejável. O outro é justamente o da COVID, que já havia vacinas licenciadas para uso a partir de 5 anos, e que agora atinge este novo público”, explicou o médico e membro do Comitê de Infectologia da SPRS, Juarez Cunha.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) ainda não há previsão sobre quando os municípios poderão iniciar a vacinação do novo público-alvo.

“É uma estratégia importante para reduzir a necessidade de internações, de visitas às emergências e evitar casos mais graves de internação pediátrica, ou mesmo o óbito”, completou Juarez.

O médico finaliza com o alerta importante de que há muitos casos de COVID em bebês no primeiro ano de vida, público ainda não contemplado com vacinas. A boa notícia é que estudos já mostram que a vacinação da gestante cumpre um papel fundamental na proteção do bebê. Dessa forma, a gestante acaba tendo duas razões para se imunizar, protegendo a si própria, e indiretamente o seu bebê.
 

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa
Foto: Freepik
 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br