Notícias
Pedro Celiny Ramos Garcia, uma pessoa a frente do seu tempo

 

 


Mensagem de Sérgio L. Amantéa
Presidente da Sociedade de Pediatria do RS
 

Existem muitas pessoas que poderiam falar sobre a importância e representatividade do PEDRO CELINY. O legado que deixou para a Pediatria do nosso país pode ser facilmente referenciado, mas ainda está longe de ser definitivamente mensurado. Uma pessoa a frente de seu tempo, que soube transformar em realidade a semente de uma terapia intensiva pediátrica e a crença de uma pediatria forte. Como líder soube arregimentar colegas na defesa destas causas. Como professor foi generoso em partilhar conhecimento com aqueles que eram seus alunos. Como colega foi modelo de esforço coletivo, sempre disposto a ajudar e contribuir para execução de tarefas. Entretanto, foi o seu jeito ímpar de escutar, as vezes aconselhar e nunca se privar de orientar que despertou a confiança e a capacidade de inspirar muitos colegas.

Celiny sempre foi uma figura representativa. Consolidou o Rio Grande do Sul na pediatria nacional e levou o seu jeito gaúcho de ser a outros estados. Foi o nosso conterrâneo a presidir a SBP após um intervalo de mais de 30 anos. Toda política descentralizada e participativa, que tem norteado as ações da SBP, teve impulso na sua gestão.

Celiny aproximou muitas pessoas à nossa Sociedade de Pediatria e nelas posso me incluir. Foi meu professor, parceiro de atividades, orientador de projetos, companheiro de viagens e Congressos, colega de Departamento e, acima de tudo, um grande amigo. Tive a felicidade de vê-lo ensinar e desfrutar de seus ensinamentos. Tive o prazer ter sua companhia na minha trajetória profissional e de muitos outros colegas, que hoje são próximos amigos. Tivemos a felicidade de apreciar seu senso de humor e de reconhecer toda competência e seriedade no campo das suas ações.

Podemos dizer que uma parte da pediatria do RS conviveu com sua família. Muitos churrascos e lasanhas foram servidos para colegas, amigos e alunos. Tínhamos dúvidas se sabia cozinhar, mas sempre tivemos a certeza de que soube muito bem receber. Assim, vimos os seus filhos crescerem e se tornarem médicos, frutos de um ótimo modelo e inspiração. Ganhamos uma primeira-dama, verdadeira pediatra honorária, que sempre esteve presente no coração da SPRS.

A Pediatria do Rio Grande do Sul se despede de uma das suas figuras mais ilustres. Ex-Presidente da SPRS e da SBP. Ficamos todos consternados pela perda da convivência, mas muito orgulhosos de termos tido a oportunidade de partilhar histórias e conquistas.

 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br