Notícias
Evento reunirá autoridades nacionais e internacionais para debater Neonatologia e o cuidado com o bebê prematuro


A qualificação médica em neonatologia é fundamental para garantir que os recém-nascidos prematuros recebam a atenção adequada, incluindo diagnóstico preciso, monitoramento constante, tratamento adequado e prevenção de complicações. Por isso, o Serviço de Neonatologia do HCPA e a UFRGS promovem nos dias 13, 14 e 15 de abril, o VIII Encontro Internacional de Neonatologia e VI Simpósio Interdisciplinar de Atenção ao Prematuro. O evento conta com o apoio da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul.

VIII Encontro Internacional de Neonatologia SPRS

“A ideia é trazer um carater multidisciplinar, ou seja, toda as áreas que atendem o prematuro. A medida que aumenta a complexidade e sobrevida dos recém-nascidos, aumentam também as dificuldades de acompanhá-los. Vamos acompanhar novidades científicas sobre nutrição, problemas pulmonares, desenvolvimento e crescimento, como olhar o rim do bebê que nasceu antes do tempo e cuidados que precisa para crescer com o mínimo possível de sequelas, entre outros. A ideia é trabalhar sempre prevenção e cuidado centrado no paciente e na família”, afirma a médica pediatra e uma das coordenadoras do encontro, Rita de Cássia Silveira.

Será discutido, ainda, o diagnóstico de doenças complexas, que muitas vezes passam despercebidas no período neonatal.

“Há uma expetativa grande pela discussão do Genoma, que é uma técnica muito nova de detecção de doenças que às vezes são imperceptíveis e que em muitos casos, quando aparecem, é tarde demais. Isso pode ser diagnosticado pela saliva do bebê. É algo muito inovador que será apresentado aos participantes", acrescenta.

A programação do VIII Encontro Internacional de Neonatologia aborda temas como a importância da nutrição do prematuro no crescimento e no desenvolvimento futuro; uso de surfactante; displasia broncopulmonar; uso e abuso de diuréticos no prematuro; insuficiência renal na UTI neonatal; pesquisa não invasiva de disfagia e aquisição motora oral e novas técnicas para diagnóstico de infecção neonatal.

Na grade do VI Simpósio Interdisciplinar de Atenção ao Prematuro o participante acompanhará aulas com a temática central do cuidado centrado na prematuridade – do nascimento ao seguimento. Os temas incluem: trajetória nutricional do prematuro; imunização; saúde oral; cuidado interdisciplinar no seguimento após a alta; neuroproteção e avaliação neurológica.

O evento é voltado a profissionais de saúde relacionados ao atendimento pediátrico, incluindo médicos pediatras, neonatologistas, enfermeiros, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas, que trabalham na área de neonatologia.

O evento tem coordenação da médica professora Titular do Dep. de Pediatria da UFRGS, Chefe do Serviço de Neonatologia e Coordenadora do Ambulatório de Neonatologia do HCPA, Profª. Rita de Cássia Silveira, e do professor Titular do Dep. de Pediatria e Professor Orientador do Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e Adolescente da UFRGS, Prof. Renato Soibelmann Procianoy.

As inscrições podem ser feitas no link https://bit.ly/3JdUqpA

O evento conta com os apoios da Sociedade de Pediatria do RS, Sociedade Brasileira de Pediatria, Associacón Latinoamericana Seguimento Pediatrico Neonatal e Associação de Medicina Intensiva Brasileira. A promoção é do Serviço de Neonatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e UFRGS. A realização é da FundMed - Pesquisa Ensino Inovação.

 

Convidados internacionais

Entre os convidados internacionais estão o professor de Pediatria na Divisão de Neonatologia da Universidade do Alabama em Birmingham, Namasivayam Ambalavanan; o pediatra nefrologista e diretor médico University of Alabama, David J. Askenazi; a professora Associada na University of Pennsylvania, diretora Associada de Pesquisa Clínica e Epidemiológica Neonatal, Neonatologista Assistente na Divisão de Neonatologia do Hospital Infantil da Filadélfia, Sara DeMauro; o professor associado de Pediatria e Diretor de Pesquisa Clínica Neonatal no Emory University and Children's Healthcare of Atlanta, Ravi M. Patel, e a pediatra-chefe no Women & Infants Hospital of Rhode Island, professora de pediatria em pesquisa perinatal (Warren Alpert Medical School of Brown University), Jill L. Maron.

 

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa
Foto: Freepik
 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br