Notícias
Depressão e suicí­dio entre crianças e adolescentes: precisamos falar sobre isso

 

XV Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria 2023 SPRS

O tema é delicado, mas de fundamental importância para ser analisado por profissionais que lidam com a saúde das crianças e adolescentes. A palestra "Depressão e Suicídio: precisamos falar sobre isso" terá moderação de Malba Inajá Zanella (RS) e participação do convidado Thiago Rocha (RS) que discorrerá sobre o assunto, a partir das 14h de sábado (06/05).

Segundo dados do Ministério da Saúde, a depressão é considerada a principal causa de incapacidade em jovens de 15 a 19 anos em todo o mundo, e o suicídio é uma das principais causas de morte entre adolescentes de 15 a 19 anos no Brasil. Estima-se que cerca de 10% dos adolescentes brasileiros apresentem sintomas de depressão e que a taxa de suicídio entre adolescentes tenha aumentado nas últimas décadas.

O fenômeno tem impactos significativos na vida das crianças, adolescentes, suas famílias e comunidades podendo afetar o desempenho escolar, o relacionamento com familiares e amigos, a qualidade de vida e o bem-estar emocional. A identificação precoce e o cuidado adequado dessas condições são fundamentais para prevenir complicações e garantir um desenvolvimento saudável na infância e adolescência.

O evento é uma realização da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul. Mais informações sobre a programação, inscrições e valores podem ser conferidas no site https://gauchopediatria.com.br/
 

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa
Foto: Freepik

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br