Notícias
SPRS alerta para o aumento de casos de Sí­ndrome Gripal e Sí­ndrome Respiratória Aguda Grave


No período de janeiro a março de 2023 o sistema de informação do Ministério da Saúde registrou mais de 3 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por vírus sincicial respiratório (VSR), e como esperado pela história da doença, esses casos são em sua maioria em crianças menores de 4 anos.

A SPRS vem a público alertar a população sobre o preocupante aumento no número de casos de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave no estado e em todo o Brasil. Segundo dados observados pelo Ministério da Saúde, entre janeiro e março deste ano houve um significativo aumento na ocorrência destas síndromes respiratórias.

Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave sprs 2023

“É de extrema importância que os pais estejam atentos aos sintomas e adotem medidas preventivas para proteger seus filhos. Temos vários vírus circulando: Influenza que causa a gripe, o SARS-CoV-2 que causa a COVID e o VSR causador da bronquiolite. Esse último, atualmente é um dos principais causadores dessas infecções, com uma taxa de positividade de 48%. O aspecto a ser comemorado é que em breve teremos novidades em relação à prevenção do VSR, com aprovações de vacinas maternas que protegem a mãe e o bebê e de anticorpos monoclonais”, explicou.

Os anticorpos monoclonais são proteínas específicas que ajudam o sistema imunológico a combater vírus e bactérias através do reconhecimento de antígenos.

A SPRS destaca a importância da vigilância e do diagnóstico precoce dessas síndromes, visando evitar a transmissão das doenças. É fundamental que a população siga as medidas preventivas não farmacológicas, como distanciamento físico, etiqueta respiratória, higiene das mãos e limpeza de objetos e ambientes. Além disso, reforça a recomendação para que as crianças a partir dos 6 meses de idade sejam vacinadas contra a gripe e contra a COVID nas campanhas que estão em curso.

Especificamente em relação ao VSR, lembramos que o Ministério da Saúde disponibiliza o uso do anticorpo monoclonal palivizumabe para crianças elegíveis, que são aquelas com maior risco de complicações da doença, como prematuros e crianças com doenças pulmonares crônicas. A dose indicada é de 15 mg/kg/dose, por via intramuscular, com até 5 doses e intervalo de 30 dias.

A SPRS reforça seu compromisso com a saúde infantil. A orientação para a população é conversar com o seu pediatra que pode fornecer informações e orientações sobre as síndromes gripais e respiratórias.
 

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa
Foto: Freepik
 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br