Notícias
Nilo Galvão: um grande nome da pediatria gaúcha


A pediatria gaúcha perdeu neste domingo, 23 de julho, um de seus grandes líderes, Nilo Affonso Milano Galvão, que presidiu a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) na gestão 1987-1988.

Dr. Nilo Galvão Na edição especial do Jornal SPRS, comemorativa aos 80 anos da SPRS, Nilo se definiu como “um criador de serviços”, o que de fato era uma de suas facetas mais marcantes, já que ele comandara a organização do Serviço de Pediatria da Santa Casa, na icônica Enfermaria 34 e seu Ambulatório 6, nos anos 1970, e o Serviço de Pediatria do Hospital de Clínicas, na década seguinte. Todavia, tal definição era modesta, em vista de uma trajetória muito mais abrangente de liderança inovadora e, sobretudo, agregadora na pediatria do Rio Grande do Sul e além.

Formado pela Faculdade de Medicina da UFRGS, em 1958, Nilo Galvão a princípio se dedicou à prática clínica pediátrica e, com seu jeito empático e acolhedor, viria a atender com sucesso centenas de crianças e suas famílias. Mas, além disso, graças ao espírito empreendedor, criaria a Clínica de Atendimento Pediátrico inicialmente com João Henrique Pereira e Geraldo Barreto Vianna, a seguir com Boaventura Antonio dos Santos, Ernani Miura, Ari Carlos Fleck, José Fernando Horn, Humberto Antonio Rosa e muitos outros, que se tornaria uma das mais importantes clínicas infantis da Capital.

Por valorizar o lado acadêmico da atividade médica, tornou-se docente na sua faculdade de formação, na UFRGS, onde logo se associou a outras lideranças, José Luiz Bohrer Pitrez e Renato Machado Fiori, na concepção e organização da primeira obra de destaque na pediatria gaúcha, “Prática Pediátrica de Urgência”, publicada pela Artes Médicas, em 1975.

No campo da educação médica, vale ressaltar que Nilo Galvão foi o primeiro coordenador do Núcleo Sul da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), implantado em março de 1980. No ano seguinte, tornou-se o primeiro editor da Revista HCPA, aproveitando sua experiência prévia no conselho editorial da Revista AMRIGS. Foi chefe do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRGS em mais de uma gestão, tendo sido um dos principais responsáveis pelo seu notável desenvolvimento e consolidação acadêmica. Nesse período, se aproximou da SPRS, inicialmente na organização dos eventos científicos, que era uma de suas habilidades, e se tornaria seu presidente em 1987.

Na sua gestão, criou em parceria com seu vice-presidente, Pedro Celiny Ramos Garcia, os lendários serões, que eram encontros científico-culturais e de confraternização. Mas possivelmente o legado mais marcante do professor e gestor médico Nilo Galvão tenha sido a criação do Serviço de AIDS na Infância do Hospital de Clínicas, em 1986, quando a pandemia do vírus HIV causava trágico impacto no Brasil. Com participação efetiva no enfrentamento da infecção do HIV em crianças, seu trabalho foi pioneiro e trouxe grande contribuição científica, com repercussão nacional. Um dos primeiros artigos publicados no Jornal de Pediatria no ano de 1994, quando seu conselho editorial se transferia para Porto Alegre, sob a liderança de Jefferson Pedro Piva, foi justamente “AIDS na infância: orientação básica no atendimento”, que Nilo escreveu em coautoria com Adão Machado, Carmem Lúcia Oliveira da Silva e Cláudia Estulla Dutra.

A foto que ilustra esta matéria mostra sua fala na “Jornada Dr. Nilo Galvão - 30 Anos de assistência pediátrica em HIV/AIDS no HCPA”, que o homenageou juntamente com a colega Newra Tellechea Rotta, em 2016.


Texto de autoria do pediatra Prof. Danilo Blank.

 

 


A Diretoria da SPRS transmite condolências à família do inesquecível Prof. Nilo Galvão, aos seus colegas, ex-alunos e a todos os que tiveram o privilégio de privar de sua companhia.


 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br