Notícias
Birras de crianças, o que fazer?


Quem nunca se deparou com a cena de uma mãe ou pai lidando com um ataque de birra de uma criança em um local público? As birras são uma parte comum e desafiadora do crescimento infantil, muitas vezes deixando os pais se sentindo perplexos e impotentes diante dessas explosões emocionais.
Birras crianças

O médico pediatra e membro da diretoria executiva da SPRS, Marcelo Porto, dá dicas de como os pais e cuidadores podem enfrentar esses momentos de forma positiva e construtiva, estabelecendo uma base sólida para o desenvolvimento emocional e comportamental das crianças.

“As birras, na verdade, surgem como uma resposta a momentos de frustração. O ponto crítico nessa história toda é a gente não fazer um enfrentamento imediato da birra se contrapondo de uma forma violenta, mas a gente precisa, sim, impor limites naquele momento. O diálogo é a chave para enfrentar essa situação delicada”, afirma.

O papel do pediatra nesses casos é orientar a família e mostrar o caminho de como manejar uma situação dessas, que apesar de não ser grave, é em muitos casos bastante estressante.

“A saída não é brigar, e bater, menos ainda. Porém, é fundamental mostrar limites de uma forma rígida, mas empática”, acrescenta.

Ao adotar uma abordagem positiva, baseada no entendimento e no respeito mútuo, os adultos podem ajudar as crianças a desenvolver habilidades emocionais e comportamentais essenciais para sua jornada de crescimento.
 

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa
Foto: Freepik

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br