Notícias
12 de Outubro: dia para brincar e estar junto aos filhos


O Dia das Crianças é uma data especial para celebrar a alegria e o desenvolvimento dos pequenos. A data é uma ocasião importante para um reforço da SPRS sobre a importância do vínculo de pais e filhos e o imenso valor no ato de brincar, que ajuda no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.

Dia da Criança 2023 SPRS

Na visão do médico pediatra da SPRS, José Paulo Ferreira, ressalta que a “profissão” da criança é essa.

“Através do brincar, a criança vai experimentar a fantasia, vai experimentar o faz de conta, vai experimentar a imitação daqueles movimentos que o pai e a mãe fazem. Vai exercitar sua capacidade de socialização. Então, a brincadeira é super importante para o desenvolvimento motor, emocional, cognitivo. É ainda, uma oportunidade dela aprender a repartir ou esperar sua vez, por exemplo”, afirma.

Dentro desse processo, é fundamental considerar a idade e a fase de desenvolvimento de cada um, sendo este um fator importante a ser observado na escolha de brinquedos e de atividades. Cada criança, obviamente, tem uma idade específica para cada brinquedo. À medida que a criança vai se desenvolvendo, os jogos e as brincadeiras vão ficando mais sofisticados e elaborados, e a criança vai desenvolvendo habilidades importantes.
 

Um dos maiores desafios da atualidade é lidar com o uso excessivo de telas eletrônicas por crianças.

“A tela é um aparelho bidimensional, ou seja, não permite que a criança interaja. Portanto, quanto mais a criança mexer com telas, menos ela estará desenvolvendo sua capacidade de criação, de lidar com conflitos, de lidar com soluções para problemas colocados. O brincar é muito mais saudável e estimulante do que o uso excessivo de telas, que tende a ser menos interativo”, reforçou.

O grande desafio para brincar de forma saudável é que requer a participação dos pais, outras crianças da mesma idade ou o próprio pai e a mãe podem propor brincadeiras. Isso consome tempo dos pais, mas é um investimento valioso no desenvolvimento delas.

“O melhor presente no Dia das Crianças é a atenção e a presença dos pais. Quanto mais interagirem e brincarem com seus filhos, mais memórias positivas da infância serão criadas, contribuindo significativamente para o desenvolvimento emocional da criança”, finalizou o médico.
 

Redação: Marcelo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa
Foto: Freepik

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br