Notícias
Dengue é tema de conferência do XVI Congresso Gaúcho de Pediatria
XVI Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria 2024 SPRS Dengue



Iniciando as palestras do período da tarde no segundo dia do XVI Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, realizado pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, a conferência “Dengue, como pensar e como manejar’’ abordou a ocorrência da dengue em crianças e como lidar com a doença, um tema muito presente na realidade atual e que chamou a atenção dos participantes.

A conferência foi realizada pelo médico Juarez Cunha, pediatra e intensivista pediátrico, com a coordenação de Benjamin Roitman. Juarez Cunha ressaltou a importância de estar atento aos sinais e sintomas de dengue nas crianças, que podem apresentar síndrome febril clássica viral ou sinais e sintomas inespecíficos, como sonolência, adinamia, vômitos, diarreia e recusa de alimentação e de líquidos, além da possibilidade de serem assintomáticas, o que torna o diagnóstico mais desafiador.

Como tratamento, é necessária a hidratação oral, orientando o paciente e o cuidador para a ingestão de soro para a reidratação oral e a ingestão de água, sucos e chás. O volume de ingestão de líquidos varia conforme o peso da criança e com a gravidade do caso.

Como sinais de melhora, o pediatra afirma que há a ausência de febre por 24 horas, a melhora visível do quadro clínico, o hematócrito normal e estável por 24 horas e as plaquetas em elevação.

Atualmente as vacinas existentes não estão disponíveis para toda a população, sendo necessário o uso de repelentes para prevenir a doença.

‘’É fundamental a sensibilização dos profissionais para o reconhecimento da dengue e a capacitação para as condutas terapêuticas adequadas, porque isso salva vidas’’, finaliza Juarez Cunha.


Redação: Marcelo Roxo Matusiak
PlayPress Assessoria de Imprensa
Foto: Marcos Silva Matte

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br