BCPed
Normas para publicação

INSTRUÇÕES AOS AUTORES
O Boletim Científico de Pediatria (Bol Cient Ped) ISSN 2238-0450, publicado quadrimestralmente, é a publicação científica oficial da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, destinado à publicação de artigos científicos de revisão referentes à pediatria e suas áreas de atuação. Os artigos, após aprovação pelo Conselho Editorial, serão avaliados por revisores, sendo o anonimato garantido em todo o processo de julgamento.
Os artigos que não apresentarem mérito, ou não se enquadrem na política editorial do boletim, serão rejeitados diretamente pelo Conselho Editorial, não cabendo recurso. Os artigos devem ser escritos em português. Na versão eletrônica do peródico (www.sprs.com.br), todos os artigos serão disponibilizados livremente.

APRESENTAÇÃO E SUBMISSÃO DOS MANUSCRITOS
Os manuscritos deverão ser obrigatoriamente encaminhados via eletrônica a partir do email sprs@sprs.com.br. As instruções e o processo de submissão estarão disponíveis no endereço www.sprs.com.br.
Pede-se aos autores que sigam rigorosamente as normas editoriais da revista, particularmente no tocante ao número máximo de palavras, tabelas e figuras permitidas, bem como às regras para confecção das referências bibliográficas. A não observância das instruções redatoriais implicará na devolução do manuscrito pela equipe editorial da revista para que os autores façam as correções pertinentes antes de submetê-lo aos revisores.

PREPARO DO MANUSCRITO
ARTIGOS DE REVISÃO
A página de identificação deve conter o título do trabalho, em português e inglês, nome completo e titulação dos autores, instituições a que pertencem, endereço completo, inclusive telefone, fax e e-mail do autor principal.
Resumo: deve conter informações facilmente compreendidas, sem necessidade de recorrer-se ao texto, não excedendo 250 palavras. Para metanálises, deve ser feito na forma estruturada com: Objetivo, Métodos, Resultados e Conclusões. Quando tratar-se de artigos de Revisão e Relatos de Casos o resumo não deve ser estruturado.
Abstract: uma versão em língua inglesa, correspondente ao conteúdo do resumo deve ser fornecida.
Descritores e Keywords: devem ser fornecidom de três a seis termos em português e inglês, que definam o assunto do trabalho. Devem ser obrigatoriamente baseados nos DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) publicados pela Bireme e disponíveis no endereço eletrônico: http://decs.bvs.br, enquanto as keywords em inglês devem ser baseadas nos MeSH (Medical Subject Headings) da National Library of Medicine, disponíveis no endereço eletrônico www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html.
Revisões e Atualizações:
o texto não deve ultrapassar 2.000 palavras, excluindo referências e tabelas. O número total de ilustrações e tabelas não deve ser superior a 4. O número de referências bibliográficas deve se limitar a 30.

RELATOS DE CASOS
Assim como nos artigos de revisão, o texto não deve ultrapassar 2.000 palavras, excluídas as referências e figuras. Deve ser composto por Introdução, Relato do Caso, Discussão e Referências. Recomenda-se não citar as iniciais do paciente e datas, sendo mostrados apenas os exames laboratoriais relevantes para o diagnóstico e discussão. O número total de ilustrações e/ou tabelas não deve ser superior a 4 e o limite de referências bibliográficas é 30.

Tabelas e Figuras
Tabelas e gráficos devem ser apresentados em preto e branco, com legendas e respectivas numerações impressas ao pé de cada ilustração. As tabelas e figuras devem ser enviadas no seu arquivo digital original, as tabelas preferencialmente em arquivos Microsoft Word e as figuras em arquivos Microsoft Excel, Tiff ou JPG. Fotografias de exames, procedimentos cirúrgicos e biópsias onde foram utilizadas colorações e técnicas especiais serão consideradas para impressão colorida, sem custo adicional aos autores. As grandezas, unidades e símbolos devem obedecer às normas nacionais correspondentes (ABNT: http://www.abnt.org.br).

Legendas
Legendas deverão acompanhar as respectivas figuras (gráficos, fotografias e ilustrações) e tabelas. Cada legenda deve ser numerada em algarismos arábicos, correspondendo a suas citações no texto. Além disso, todas as abreviaturas e siglas empregadas nas figuras e tabelas devem ser definidas por extenso abaixo das mesmas.

Referências
Devem ser indicadas apenas as referências utilizadas no texto, numeradas com algarismos arábicos e na ordem em que foram citadas. A apresentação deve estar baseada no formato Vancouver Style, atualizado em outubro de 2004. Para todas as referências, cite todos os autores até seis. Acima desse número, cite os seis primeiros autores seguidos da expressão et al.

Abreviaturas
Com relação as abreviaturas, sempre defini-las na primeira vez em que forem citadas, por exemplo: proteína C-reativa (PCR). Após a definição da abreviatura, o termo completo não deverá ser mais utilizado. Com exceção das abreviaturas aceitas sem definição, elas não devem ser utilizadas nos títulos e evitadas no resumo dos manuscritos se possível. Ao longo do texto igualmente evitar a menção ao nome de autores, dando-se sempre preferência às citações numéricas apenas.

Toda correspondência para a revista deve ser encaminhada para o e-mail do Boletim Científico de Pediatria:  sprs@sprs.com.br (a/c secretárias Marta ou Betina).


 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br