Nossa História

 A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul surgiu num tempo em que havia somente a Faculdade de Medicina de Porto Alegre, hoje UFRGS, e um único hospital, a Santa Casa. Foi fundada em 25 de junho de 1936 com o nome de Sociedade de Pediatria e Puericultura do Rio Grande do Sul pelo Prof. Raul Moreira e um grupo de médicos precursores da formação pediátrica no Estado. Mesmo tendo sido reconhecida em 1903 como especialidade, a Pediatria dava seus primeiros passos como Ciência. Os trabalhos científicos da época, bem como as políticas de saúde voltadas para o atendimento da população infantil, eram quase inexistentes.


A SPRS cresceu e se desenvolveu com o espírito de seus idealizadores, que, preocupados com os avanços da área médica e da própria especialidade, uniram esforços na construção de uma entidade que congregasse os colegas que a cada ano se multiplicavam no atendimento específico da população infantil.

Os primeiros tempos foram difíceis. Passada a fase da euforia, a entidade permaneceu um longo período desativada, caindo no descaso. Foi novamente a liderança do Prof. Raul Moreira que a ressuscitou, dez anos depois, em 1946, com a adesão de um grupo maior de colegas. Somados aos primeiros sócios fundadores, eles trabalharam muito num esforço comum de promoção dos pediatras gaúchos. A luta desse novo grupo foi plenamente recompensada.

Dos primeiros anos de vida associativa aos dias atuais, inúmeros pediatras colaboraram com dedicação e entusiasmo pelo crescimento e valorização do seu quadro social e dos pediatras em geral. A lembrança, sempre presente, dos sócios fundadores, primeiros presidentes e colaboradores incansáveis, Raul Moreira, Florêncio Ygartua, Mário Assis Brasil, Carlos Hoffmeister, Décio Martins Costa, Leopoldina Cabral, Estela Budianski, Osmar Pilla, Pedro Pereira, Rebelo Horta, Marajó de Barros, Felicíssimo Difini, Rui Rosário, Caio Coelho, José Fernandes Barbosa, Hélio Medeiros, Piaguassu Correia, entre outros, mostra a grandeza da sua representatividade.

Mestres inesquecíveis, figuras humanas notáveis, eternos guias da especialidade e exemplos de humanismo e amor no trato das crianças e jovens, estes pioneiros permanecem vivos na memória da entidade que, cada vez mais, busca promover uma gestão democrática e participativa, lutando pela melhoria das condições profissionais dos pediatras gaúchos e um prognóstico mais saudável para a nossa infância e juventude. Atualmente com cerca de 1.750 sócios, a SPRS se constitui em orgulho para a classe médica brasileira e, em especial, para a família pediátrica, como a definia seu fundador ao se referir, publicamente, aos colegas da especialidade.

 

Endereço da Sociedade de Pediatria do RS
Av. Carlos Gomes, 328 - Sala 305 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
CEP 90480-000 - Fone: (51) 3328.6337 - Fax: (51) 3328.4062
E-mail: sprs@sprs.com.br